Duas duplas invictas e outras duas com 50% de aproveitamento. É este o saldo brasileiro após o primeiro dia da fase principal do torneio feminino do Grand Slam de Berlim do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Enquanto Juliana/Larissa e Ângela/Lili levaram a melhor nos dois primeiros compromissos na capital alemã, Taiana/Vivian e Talita/Maria Elisa fecharam a programação com uma vitória e uma derrota.
Com as duas vitórias conquistadas, Juliana/Larissa e Ângela/Lili já estão asseguradas na segunda fase da competição. As duplas disputarão a terceira e última rodada da primeira fase buscando a primeira colocação de suas chaves para avançar diretamente às oitavas. Taiana/Vivian e Talita/Maria Elisa precisam vencer para avançar sem depender de outros resultados.
Atuais campeãs mundiais, Juliana e Larissa venceram os dois primeiros jogos no Grupo B. A dupla brasileira estreou derrotando Sinnema/Wesselink, da Holanda, por 2 a 0 (21/16 e 21/13) e fechou o dia superando Bansley/Maloney, do Canadá, em três sets: 14/21, 21/18 e 17/15. Na terceira rodada, as brasileiras jogarão contra as russas Vasina e Vozakova.
“Tivemos alguns problemas na última etapa do Mundial e, como não poderia ser diferente, temos o objetivo de conquistar este Grand Slam. Tanto eu quanto a Juliana sofremos um pouco já que está fazendo muito frio, mas entramos extremamente concentradas e estivemos bem na primeira partida. No segundo jogo, encontramos mais dificuldades, mas o importante foi a classificação para a fase seguinte”, comemora Larissa.
Na chave G, Ângela e Lili, que vieram do country-cota, superaram duas duplas mais experientes para terminar o primeiro dia na liderança. Primeiro, as brasileiras derrotaram a campeã olímpica australiana Cook e sua parceira Hinchley por 2 sets a 1 (21/16, 12/21 e 15/9). Depois, repetiram o placar, com parciais de 21/18, 16/21 e 20/18, diante das alemãs Goller e Ludwig. A dupla brasileira fechará a primeira fase enfrentando as australianas Hansel e Montagnolli.
No Grupo D, Taiana e Vivian tiveram que lidar com as condições físicas da paraense, que travou as costas na Suíça, na última semana, para buscar os resultados. As brasileiras começaram bem, vencendo as alemãs Borger e Buthe por 2 a 0 (21/13 e 21/15) na primeira rodada, mas depois caíram diante das norte-americanas Kessy e Ross também em dois sets, com parciais de 16/21 e 19/21. Taiana e Vivian jogarão contra as italianas Gioria e Momoli na terceira e última rodada.
“A Vivian não está totalmente recuperada, vem jogando com dores e por isso encaramos cada jogo como uma final, já que cada vitória nessas condições é muito importante. Sacamos bem contra as alemãs e conseguimos impor o nosso ritmo, mas, na segunda partida, tivemos algumas falhas e as americanas praticamente não erraram”, analisa Taiana.
Talita e Maria Elisa, que não disputaram a última etapa, foram surpreendidas pelas suíças Forrer e Vergé-Depré e perderam por 2 a 1 (21/13, 19/21 e 13/15) na primeira rodada do Grupo C. A dupla reagiu e venceu o segundo jogo, contra as tchecas Klapalova e Hajeckova, por 2 a 0 (21/9 e 21/16). As brasileiras tentarão confirmar a classificação jogando contra as gregas Arvaniti e Tsiartsiani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário