quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Na ‘fábrica’ de craques do vôlei de praia, nove atletas jogarão em casa

Se o Rio de Janeiro é apontado como berço do vôlei de praia no Brasil, o estado do Espírito Santo é uma espécie de fábrica de talentos do país. Nomes de destaque do esporte, como os medalhistas olímpicos Alison, Fábio Luiz e Larissa, além do campeão mundial Loiola, nasceram em solo capixaba. E a capital Vitória será justamente o palco de abertura do Circuito Banco do Brasil temporada 2014/2015. A primeira etapa acontece de sexta-feira (29.08) a domingo (31.08) na arena montada na Praia de Camburi.

E a torcida local terá muitos atletas para apoiar na primeira etapa. Dos 64 atletas inscritos para a primeira etapa, nove jogadores nasceram no Espírito Santo. Alison, Fábio Luiz, Fernandão, Luciano e Edson Filipe no torneio masculino, além de Elize Maia, Larissa, Lili e Luana no torneio feminino. Motivação extra para Lili, que defende o título da última etapa disputada em Vitória, em 2013, e retoma uma antiga parceria.

“A torcida ajudou muito no ano passado, acredito que será novamente assim e espero que eles façam a diferença. Os capixabas gostam muito do vôlei de praia e vários atletas saíram daqui. Além disso, vou retomar a parceria com a Luana para esta etapa. Jogamos muito tempo juntas e somos muito amigas, dentro e fora de quadra. Isso facilita. Foram também seis dias de treinamentos para buscarmos um bom resultado”, disse Lili, que voltará a jogar com Rebecca a partir da segunda etapa, após a parceira ter sido mãe.

Quem também vai com nova formação jogando em casa é Fernandão, natural de Marataízes. Ele jogará ao lado de Harley e espera contar com o apoio dos capixabas para subir ao pódio.

“A torcida acaba sendo o terceiro jogador da dupla. Precisamos fazer nossa parte e apresentar um bom voleibol para sempre termos o apoio das arquibancadas, mas estou confiante. O Harley é um grande atleta, acho que será a junção da experiência dele com a minha vitalidade. Sou um bom bloqueador e ele é um craque na defesa. Vou buscar aprender bastante e ajudá-lo ao máximo para termos os resultados esperados”, disse Fernandão.

E o segredo para tantos bons jogadores está no trabalho de base. Principalmente com o técnico Leandro Brachola, responsável pelo COES (Comitê Olímpico do Espírito Santo). Por suas mãos passaram atletas como Alison, Lili, Fábio Luiz, Rhuan Ferramenta e até mesmo Bruno Schmidt, que é natural de Brasília, mas mudou-se para o Espírito Santo em 2005 e adotou o estado desde então, para treinar e morar.

“Acho que o segredo é a água (risos). Na verdade, muito do sucesso do vôlei de praia entre os capixabas é ‘culpa’ do Brachola. Ele criou essa base, até outros atletas de fora vinham para cá para serem treinados por ele. A qualificação dele fez com que o estado se tornasse essa referência”, disse Lili, que tem análise similar a de Fernandão.

“Além de ser um estado com litoral muito grande, ter um clima que incentiva, o trabalho de base é bastante incentivado. Começa como forma de lazer e depois vai se tornando algo profissional. O Brachola é uma referência e o número de ídolos formados aqui foi incentivando novas gerações”, destacou Fernandão.

TORNEIO COMEÇA NA SEXTA
A competição começa nesta sexta-feira (29.08), com jogos da fase de grupos. A abertura do Open terá a presença no masculino de Ricardo/Emanuel (BA/PR), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Álvaro Filho (RJ/PB), Fábio Luiz/Márcio (ES/CE), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Benjamin/Gilmário (MS/PB), Lipe/Rodrigo Saunders (CE), Fernandão/Harley (ES/DF), Luciano/Daniel Souza (ES/RJ), Luizão/Márcio Gaudie (AM/RJ), Marcus/Edson Felipe (RJ/ES), Léo Gomes/Bernart (RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF) e Allison/Guto (SC/RJ).

Na competição feminina, estão garantidas as duplas Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Elize Maia/Josi (ES/SC), Michelle/Amanda Maltez (RJ), Carolina Horta/Thati (CE/PB), Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Pauline/Bruna (RJ/PB), Lili/Luana (ES), Naiana/Andrezza (CE/AM), Luiza Amélia/Luciana (CE), Izabel/Camila (PA/RJ), Evelyn/Fernanda Nunes (SC/RJ) e Talita/Larissa (AL/PA).

Assim como nas duas últimas temporadas, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

CREDENCIAMENTO:
O credenciamento da imprensa para cobertura da etapa de Vitória (ES) do Circuito BB Open será realizado pelo site da CBV (http://www.cbv.com.br/v1/credenciamento/index.asp). A retirada das credenciais será realizada somente na quinta-feira (28.08), às 16h, na arena localizada na Praia de Camburi, e na sexta-feira (29.08), também na arena.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

ENCONTRO COM IMPRENSA:
Os atletas Emanuel e Larissa concederão entrevista coletiva na quinta-feira (28.08), às 16h, na arena localizada na Praia de Camburi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário